26 de julho de 2013

Afastado de Deus



O sol se foi outra vez

Ouço todos os ruidos da noite

A lua obstinar-se a permanecer e vangloriar

O chão está muito frio e minha cama tambem muito gelada

Sozinho neste quarto, vem a min todos os pensamentos

Todos os pensamentos já pensados outrora

O amanha vai ser súbito novamente

E minha aflição, meu sofrer, faz-me lamuriar

A tristeza me pega e eu apego a ela todos os dias

Deixando-me a um estado de nostagia terminal

Não há sal e açucar que atenue comida alguma

Não há resplandencia e lucidez em nenhum sentido na terra

Que me deixe deslumbrado ou maravilhado

Muito menos há obscuridade e trevas

Que me deixe em fobia, apavorado.

Porque perdi todos os anos que vivi

Porque o meu maior inimigo é eu mesmo

Porque o espirito é sensivel e ele se foi

Me sinto trancafilhado na jaula do pecado

A mesa é farta, cheia, banquete gostoso, não sou hipocrita

Tolhido nesse abismo me sinto um vilão contra o amor.

21 de julho de 2013

Chega de sonhar



Essa noite tava tão fria, empoeirada.

Lua em contraste com seus olhos

Olhos de quem?

Não lembro a ultima vez que os vi

Mas, estavam la.

Nem falo das estrelas... Elas tavam feias, hororrosas.

É claro que não irei destacar os astros e tal...

Não preciso fazer isso para te enfatizar, amor.

Não cometerei essa perfídia em relação.

Mas meu poema presisava ter essa aleivosia

Se não... É... Como se diz? ...Não seria eficaz.

Então, já que vc é imprescindível para min, esperarei...

Porque estraguei essa noite de ensejo, Deslumbrantemente sumptuosa.

Tava muito frio; entretanto o sol ta quente e vou-me embora

Chega de sonhar.

6 de julho de 2013

Educação publica Brasileira


                       Quero estudar; niguem deixa!


   Estive pensando por muitos dias em como escrever algo a respeito da educação publica brasileira de forma que convença a todos (de forma educada, sem crucificar e colocar culpa em autoridades, como é sempre feito tradicionalmente) de que não existem professores qualificados e o método de ensino, infelizmente não é eficiente de forma que eu e muitos outros alunos tirem um bom aproveitamento de nossos professores e das aulas.
  Certo dia fiquei envergonhado perante um professor; Questionei o mesmo sobre um assunto ministrado por ele na aula, ele não soube me responder. Não totalmente "ministrado", ou melhor: Copiado no quadro. O "cara" é professor de filosofia e da aula de historia e... Desde então tomei a decisão de que nunca mais perguntarei nada à professores que só estão em tal posição para cumprir "tabela". Não os culpo, mas acho injusto com os alunos. Situações como estas acontecem por todo o pais e precisam ser mudadas. Diariamente sempre fico com o pé atrás antes de perguntar algo á alguns professores da minha escola, e não é só eu, não, porque quando pensei em escrever algo a respeito disso, previamente de ter pensado, estive consultado inúmeros alunos. Precisamos nos coscientizar, sabendo que o sistema é falho sem querer "tapar o sol com a peneira", jogar limpo.
  Não quero dar uma de critico e culpar totalmente os governantes e senhores do poder, existem algumas escolas que servem de modelo. Não sou do tipo que generaliza todo e acaba virando só mais um ´alianado`, tanto de um lado, como para outro. As vezes o professor só chega no final do segundo bimestre e passamos o primeiro sem conteúdo, dai passa uma provinha objetiva com uma pergunta no final: O que significa a escola pra você? Que ironia!  Além da media ser seis ou sete, passa-se uma prova valendo dez para substituir as notas do primeiro e segundo bimestre. Também, usam livros e materiais de anos anteriores, ate os alunos anarquizadores passam de ano. Isso ferra o aluno de forma severa. Não descarto a situação dos alunos que não querem nada com nada, mas, acho que quem controla e domina a sala, é o professor, deve-se ter esta habilidade. Ele que influencia os alunos á prestar atenção ou da a liberdade para que eles façam bagunça, precisam ser capacitados para isso.  A minha prova de historia desse segundo bimestre foi um trabalho em grupo de quatro pessoas com o seguinte tema: A revolução Industrial. Um aluno fez sozinho e cobrou 3 reais de cada um. Adivinha quanto a maioria tirou? Menos de oito e meio, eu garanto que niguem na sala tirou!
  De toda a América latina o Brasil é considerado o pais mais fraco no ensino, porque os alunos brasileiros passam em media uma hora a menos na escola comparando em media dos outros países e também, as crianças brasileiras começam a estudar com seis e sete anos, enquanto no resto do mundo já existe leis que obrigam os pais a matricularem seus filhos com quatro ou cinco anos, ou seja, isso é dois anos de atraso e mais uma hora de atraso por dia. Não é atoa e nem de assustar que em termos de qualidade de ensino, o Brasil está longe do ideal, entre 127 países no mundo, o Brasil ocupa a triste posição de 72.º lugar.
  Os salários dos professores a cada dia diminuem e os mesmos não são qualificados como deveriam ser. Dentro das salas de aula encontramos professores brutos e ignorantes. As vezes passa um conteúdo no quadro e uma atividade a seu respeito e fica por isso mesmo, se alguem perguntar algo, não sabe responder ou não quer. Acho que as aulas seriam mais interessantes se houvesse mais dinâmica ou debate. Afirmo com toda certeza que inúmeros alunos não aprendem nada, somente decoram! Estudam para a prova mas na verdade estão decorando o conteúdo e tiram um DEZ. Que alegria! Ouvi dizer que os professores não podem reprovar mais de cinco alunos por sala, quando chega final de ano então, é feito uma seleção dos cinco mais péssimos para se reprovar. O governo quer números, ele não quer saber se estamos aprendendo ou deixando de aprender, apenas quer demostrar que a taxa de analfabetismo no Brasil esta caindo atráves de "certificados" e "diplomas" não conquistados por mérito nenhum. Por isso que muita gente hojê em dia compra a CNH pronta, porque reprova mais de mil vezes na prova do DETRAN.
  Queremos colégios de primeiro mundo e mais escolas de tempo integral. Não precisa ter Tablet dentro das salas de aula. Essa ideia de tablets servem apenas para enganar as pessoas e colocar mascaras no ensino. Governantes, nos não somos trouxas para acreditar que um sistema falho desde o inicio vai dar certo com tablets e notebooks, isso é enfeite! Queremos sentir o cheiro dos livros,(aquele gostoso cheiro) novos. Também não precisa fabricar livros "revolucionarios" que ensinam os professores a dar aula, não é piada, não. Os livros de hojê em dia ja vem com todas as respostas e com uma especie de roteiro para o professor, tem até "historinhas" para contar para os alunos, é como um manual instrucional para o professor. Construa mais escolas e colégios, aumente o tempo de qualificaçao desses profissionais com qualidade, e os valorize, dobrando seus salários. Não tem segredo, é simples. Também em vês de revisar o conteúdo da sétima, oitava e nova, no ensino médio, empregue no primeiro, segundo e terceiro ano um conteúdo mais especifico e complexadamente voltado em que o aluno quer se formar.
Bem, essa foi a minha posição a respeito do nosso ensino. É obvio que não podemos somente criticar porque vejo um avanço, mas, espero que esse avanço já alcance pelo menos meus filhos, tenho essa esperança. Muita coisa precisa ser dita e proposta, levaria tempo, entretanto, é um começo. Obrigado pela sua leitura.

Citação: Indignado com a nossa educação, resolvi escrever um "desabafo". Se vc concorda ou descorda, não deixe de comentar, pois respeito sua opinião desde que seja educado. espero que tenham gostado.m =D